Publicado por: paulaadmin | 17/06/2009

Crepúsculo e Amanhecer culpados da fuga de jovens de 13 anos


Segundo um jornal local de Massachusetts, duas jovens de 13 anos fugiram – e a polícia acha que tem algo que ver com Crepúsculo e Amanhecer.

Diz o Gloucester Daily,

A polícia diz que ainda não se sabe por que duas raparigas de 13 anos de Rockport decidiram faltar à escola e combinar uma noite de acampamento nos bosques de Gloucester na segunda-feira.
Mas o sargento da polícia Mark Schmink afirmou que cartas das estudantes da Rockport Middle School dirigidas aos amigos e familiares indicam que elas podem ter sido inspiradas pela série de livros para jovens mais vendida, Crepúsculo, uma saga de romance e fantasia, recentemente adaptada para o cinema.

A razão pela qual a polícia aponta o dedo à saga Crepúsculo, de acordo com o jornal, baseia-se no facto de

Enquanto a polícia procurava as raparigas mais tarde na segunda-feira, durante a noite e ontem de manhã, pistas do seu desaparecimento invadiram a esquadra.
De acordo com o chefe de polícia, Tom McCarthy, foram encontrados bilhetes do desaparecimento das raparigas nos cacifos dos seus amigos e debaixo das suas almofadas em casa. A família de uma das raparigas também disse à polícia que tinha encontrado uma lista de utensílios para acampar e que uma tenda e um colchão tinham desaparecido.
“Nessa altura, parecia que estavam a acampar em algum lugar”, revelou McCarthy.
Após ler os bilhetes deixados pelos amigos na escola e levar a cabo buscas em ambas as casas das raparigas, Schmink – que já leu os quatro livros da saga e viu o filme com a filha – pôs a hipótese de as raparigas se terem inspirado na saga.

“A razão pela qual estas miúdas fugiram não foi álcool ou drogas, elas não foram aliciadas a sair de casa por algum predador e não havia mau ambiente familiar”, revelou Schmink ontem.


“É pura especulação a razão pela qual isto aconteceu porque não querem falar disto”, disse Schmink, “mas ambas tinham posters de Crepúsculo nos seus quartos e  as cartas (nos cacifos) fazem referência a personagens específicos e quase coincidem com uma carta que aparece no quarto livro, palavra por palavra”.

O Gloucester Times afirma sobre o tema numa outra edição

“O chefe da polícia de Rockport Tom McCarthy disse que os conhecimentos de Schmink sobre a história – ele leu os quatro livros de Crepúsculo e viu o filme com a sua filha –  foi extremamente útil para a investigação.

“Os bilhetes representavam basicamente o mesmo tipo de processo de pensamento e temas que estão nos livros e filme da saga Crepúsculo”, revelou Schmink.

O “a” na assinatura de Pamela numa das cartas incluía dois caninos com sangue a escorrer deles”, disse Schmink.

“Também havia referências a personagens específicos dos livros nas cartas encontradas debaixo das suas almofadas”, comentou. “As cartas (deixadas nos cacifos dos seus amigos) coincidiam com uma carta do quarto livro (Amanhecer) quase palavra por palavra. As cartas seguiam o mesmo guião onde dizem que tinham de desaparecer porque estavam a colocar as pessoas em perigo ao ficarem e que a razão seria descoberta pelas pessoas mais tarde.”

Contudo, as cartas não foram os únicos objectos que ajudaram Schmink a fazer a ligação a Crepúsculo.

“A razão pela qual estas miúdas fugiram não foi álcool ou drogas, elas não foram aliciadas a sair de casa por algum predador e não havia mau ambiente familiar”, revelou Schmink. “Ambas tinham posters e livros de Crepúsculo nos seus quartos.”

Os conhecimentos do chefe de polícia sobre a saga Crepúsculo ajudaram sem dúvida a perceber os motivos destas duas desaparecidas.

Já falámos sobre o tema de Amanhecer ser ou não um livro infantil. Apesar da discussão do tema se ter centrado no facto de o nível de intimidade e de violência na saga ter aumentado consideravelmente em Amanhecer, aparentemente há mais do que previmos inicialmente.

Se a sequência da “fuga” de Alice e Jasper realmente teve um papel importante – que parece ser o caso, de acordo com a experiência do chefe de polícia com a saga e os seus comentários aos bilhetes das raparigas – no desaparecimento destas miúdas, é necessário debater um novo leque de temas sobre esta parte da saga Crepúsculo (tal como, possivelmente os outros livros).

Os pais de jovens que estão a ler ou já leram a saga Crepúsculo provavelmente não esperam que as coisas se descontrolem desta forma nas mentes dos seus filhos, mas a verdade é que estes miúdos são influenciáveis e precisam de ser guiados.

Com a saga Harry Potter, por exemplo, muitos pais escolheram refrear gentilmente a imaginação fértil dos seus filhos e recordar-lhes os conceitos de ficção e fantasia. O sentimento, quando necessário, é que a imaginação é boa – mas não se espalha para a realidade de certas formas. (Por outras palavras, com a saga Harry Potter, fugir aos problemas não se resolve com o movimento do pulso ou parecido).

No caso de Crepúsculo, talvez os pais que têm filhos pequenos, que se interessem pelos livros e nos filme, devam assumir a responsabilidade de se certificarem de que as suas crianças têm uma forte noção da diferença entre o mundo fantástico e agradável onde  vampiros, lobisomens e imortalidade existem e o mundo real onde os actos têm consequências e seres do outro mundo como os Cullen e as famílias de La Push não passam de criação literária.
Com este conhecimento talvez acidentes como este – que pode ser de vida ou morte para aquelas crianças – nunca aconteceriam.

Fonte: Twilight Examiner e Twilight Diaries

Que horror xD

Anúncios

Responses

  1. Fala sério!Gostar(AMAR)Crepúsculo é uma coisa fugir só para imitar o que acontece no livro é outra.LOUCURA SEM TAMANHO!
    oisoaiosiaosioaisoais


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: